A ASAD – Associação Social de Apoio à Deficiência, constituída formalmente a 4 de Novembro de 2015, representa uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) desde Setembro de 2016.

Esta associação, sediada provisoriamente no Largo da Igreja, nº31, 4880-281 Paradança, União de Freguesias de Campanhó e Paradança, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, pretende tornar-se na primeira instituição dedicada às pessoas com deficiência e incapacidade no concelho de Mondim. Assim, a mesma ambiciona tornar-se num equipamento de referência nesta área e detém como âmbito de ação prioritário o concelho de Mondim de Basto (podendo, no entanto, abarcar um âmbito mais regional).

Tal como determinado pelos seus Estatutos, a ASAD apresenta como principais objetivos:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com qualquer tipo de deficiência e sua família;
  • Promover a inclusão social da pessoa com deficiência na sociedade, prevenindo, entre outras, situações de isolamento social;
  • Oferecer uma resposta alternativa aos alunos com deficiência após a sua saída do sistema de ensino obrigatório e no momento em que atingem a maioridade;
  • Proporcionar à pessoa com deficiência um espaço onde lhe sejam prestados vários serviços de apoio, nomeadamente a nível da sua saúde e educação e em termos ocupacionais e técnicos (apoio social, informacional e instrumental);
  • Contribuir para a diminuição da sobrecarga das famílias de pessoas com deficiência, nomeadamente os principais cuidadores;
  • Sensibilizar a sociedade no que à temática da deficiência diz respeito, expondo as enormes dificuldades enfrentadas por esta população e defendendo os direitos e interesses de todos os indivíduos que nessa realidade se encontram.
Indo ao encontro de todos estes objetivos, esta associação manifesta como ambição que a sua primeira resposta social seja um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Existe já um espaço disponível para esse efeito, a antiga Escola Primária de Paradança, cedida à ASAD pela Junta de Freguesia de Campanhó e Paradança.

Desde que existe espaço, já foi elaborado o projeto de arquitetura do CAO e neste momento estão a ser desenvolvidos todos os procedimentos para a obtenção do apoio ao financiamento da obra através de uma candidatura aos fundos comunitários do PT2020 e para a obtenção dos Acordos de Cooperação para essa resposta por parte do Instituto de Segurança Social I.P..

O processo já é longo, mas acreditamos que em breve seja lançada a primeira pedra deste espaço tão desejado por todos nós.

A ASAD completou 4 anos de existência em 2019 e desde o primeiro dia que se encontra a desenvolver um trabalho contínuo. Um percurso onde, ano após ano, se tem verificado uma enorme evolução e onde têm sido desenvolvidos grandes esforços para a construção de uma base sólida e sustentadora para a intervenção futura desta associação,  e onde se tem demonstrado que as suas intenções face à população com deficiência e incapacidade e famílias/cuidadores de Mondim são sérias e credíveis, manifestando-se ambição de todos fazer da e pela ASAD mais e melhor.

Cada vez mais se torna evidente que o trabalho da ASAD não tem sido em vão e que esta associação está realmente a fazer a diferença na vida de muita gente.