No final de 2019, a ASAD apresentou três candidaturas ao Instituto Nacional da Reabilitação, I.P (INR) para o cofinanciamento de três projetos.
Todos foram aprovados, mas dado o surgimento da pandemia covid-19, dois deles tiveram que ser cancelados, uma vez que não estiveram reunidas as condições necessárias para o seu desenvolvimento.
No entanto, e tendo em conta todos os cuidados e procedimentos de segurança face à situação pandémica que vivemos, foi possível a realização de um deles: o “CONTAR+”.
Este projeto desenvolveu-se de 01 de Setembro a 23 de Dezembro de 2020 e nele participaram 11 pessoas com deficiência e/ou incapacidade (PCDI). O mesmo apresentou como objetivo proporcionar às PCDI envolvidas o contacto direto com vários contextos da comunidade, onde as mesmas pudessem desenvolver competências pessoais e sociais, tendo um papel ativo na sensibilização das pessoas para a importância da sua inclusão, participação e igualdade de direitos e, simultaneamente, consciencializar a comunidade acerca de todas estas questões.
Para concretizar este objetivo, e sendo efetuados os reajustes necessários face ao agravamento da situação pandémica a meio do projeto, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
- 8 sessões em contexto de sala (divididas em grupos de 3/4 jovens);
- 3 apresentações presenciais de um conto infantil por algumas das PCDI nos jardins de infância de Atei, Vilarinho e Mondim;
- 3 apresentações de um conto infantil nos jardins de infância de Atei, Vilarinho e Mondim (com a participação à distância das PCDI, através de videochamada);
- Elaboração de 10 áudio-contos por algumas das PCDI, divulgados nas redes sociais da Biblioteca Municipal de Mondim e da ASAD;
- 8 sessões do “CONTAR+ em casa” com as PCDI (videochamada);
O desenvolvimento do “CONTAR+” foi um sucesso e teve um impacto bastante positivo nos jovens participantes, nas suas famílias, nas estruturas da comunidade, conseguindo assim alcançar os objetivos a que se propôs, aumentando quer as competências dos jovens quer a consciencialização da população para as suas capacidades e direitos.
De destacar o papel fundamental das entidades parceiras da ASAD no desenvolvimento deste projeto: Município de Mondim de Basto, Junta de Freguesia de Campanhó e Paradança e Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto. Todas elas foram fundamentais para o sucesso do CONTAR+ pois permitiram aproximar os jovens da comunidade, que constituía um dos objetivos fundamentais deste projeto.